A limpeza das próteses fixas

Regra geral, o que se aconselha é que quem for portador de próteses fixas, tais como as pontes e as coroas, deve escovar a sua dentição da mesma forma que escova os dentes naturais. A escovagem deve então ser feita com recurso à vulgar pasta dentífrica e uma escova de dentes normal.

Como as próteses fixas se comportam de forma muito semelhante à dentição natural, não irão requerer mais cuidados do que os mencionados acima. No entanto, ressalvamos para alguns cuidados quando usa o fio dentário: mesmo sendo aconselhável que use o fio dentário em cada escovagem, tenha em conta que, ao ser portador de uma prótese fixa, não o poderá usar da mesma forma. Quem for por exemplo portador de uma “ponte” irá necessitar de dispositivos que permitam a o uso do fio dentário, nomeadamente “passadores” de ponta dura que permitam usar o fio e assim complementar a higiene oral efetuada através da escovagem.

A limpeza das próteses removíveis

A limpeza das próteses removíveis é muito simples. Esta é talvez a maior das suas vantagens, uma vez que a sua remoção da cavidade bucal permite que sejam limpas de forma muito eficaz.

Um alerta: tenha muito cuidado ao remover a sua prótese removível (a dentadura por exemplo). É na hora de as limpar que muitas se quebram, levando à sua substituição ou reparação. Tome especial cuidado quando as retira, onde as coloca e como as agarra na hora de limpar!

Assim, a limpeza de uma prótese removível de forma eficaz pode ser efetuada do seguinte modo:

  • Que materiais deve usar: Dentífrico normal (ou outro que seu dentista recomendar), escova de dentes vulgar
  • antes de iniciar a limpeza da sua prótese, coloque uma toalha/pano na pia. Assim no caso desta cair não se quebrará facilmente
  • coloque o dentífrico na escova, remova sua prótese e inicie a escovagem
  • segure com firmeza a prótese dentária pois a umidade e dentífrico nas mãos por vezes faz com que a prótese escorregue das mãos
  • escove a prótese em toda a sua extensão, não esqueça nem um espaço por escovar, assim removerá todos os restos de comida e placa bacteriana
  • depois de terminar essa fase passe a prótese por água limpa, de preferência água a correr para retirar toda as pasta dentífrica
  • complemente a limpeza da sua prótese com uma escovagem muito ligeira da sua boca com a mesma escova e dentífrico. Se não quiser escovar, passe pelo menos um elixir bucal na sua boca
  • outro complemento é efetuar uma ligeira massagem nas gengivas de modo a relaxar um pouco esses espaços onde a prótese assenta. Use a escova, ou a ponta dos seus dedos.
  • e a escovagem terminou. Fácil certo?

Há quem complemente a higienização da prótese com a sua colocação num recipiente com produtos efervescentes. Pode prescindir desse passo, embora seja aconselhável, em especial à noite, antes de deitar, que coloque a sua prótese num copo com água.

Examine também com frequência os locais onde sua prótese assenta, assim se surgirem feridas, ou dores localizadas você saberá delas numa fase precoce, ideal para as tratar de forma eficaz. Nesses casos evite usar produtos que aumentem sua dor e se dirija com urgência ao seu dentista a fim de tratar esses problemas e se necessário, ajustar sua prótese.

O que faço quando não é mais possível higienizar a prótese?

Caso não siga as recomendações de limpeza da sua prótese, poderá correr o risco desta se degradar mais rapidamente com o tempo, acumular detritos indesejáveis e até ter de ser substituída.

Regra geral, as próteses devem ser substituídas no máximo de cinco anos em cinco anos, pois nessa fase já terão um desgaste muito grande e a sua funcionalidade mastigatória e estética estará no seu limite. É vulgar nesta fase ver próteses muito gastas e com um aspecto envelhecido.

Se você vir que sua prótese está já a acumular demasiados detritos e não é mais possível retirá-los com uma escovagem normal, provavelmente deverá substituí-la. 
Caso contrário poderá acumular na sua boca bactérias nocivas à sua saúde com consequências imprevisíveis.

Atenção: Nunca use materiais abrasivos, tais como facas ou outros materiais para forçar a retirada de detritos! Tal procedimento poderá provocar danos irreparáveis ou até a quebra da sua prótese.